Com bênção de Bolsonaro, PL define candidato ao Senado por Minas Gerais
BRASÍLIA – O Partido Liberal (PL) de Minas Gerais definiu o nome que irá concorrer a uma das duas cadeiras do estado no Senado nas eleições de 2026: o deputado federal Domingos Sávio. A decisão foi tomada com a aprovação do ex-presidente Jair Bolsonaro, que é a principal liderança da sigla.
A escolha de Domingos Sávio foi baseada em uma pesquisa interna encomendada pelo partido, que o apontou como o melhor nome entre os seis possíveis candidatos ventilados pela legenda. Ele superou o deputado estadual Cristiano Caporezzo, os deputados federais Eros Biondini e Zé Vitor, o vereador Vile Santos e o advogado Marco Antônio Costa, conhecido como “Superman”.
Segundo aliados, a candidatura de Domingos Sávio foi encorajada pelo próprio Bolsonaro. A boa relação entre os dois pesou na decisão, com o deputado sendo um dos visitantes que pediram autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para visitar o ex-presidente, que está em prisão domiciliar. O entendimento dentro do PL é de que Domingos Sávio tem o perfil ideal para representar o partido no Senado.
Apesar de Minas Gerais ter duas vagas em disputa para o Senado em 2026, o PL pretende lançar apenas uma chapa. Caso decida por uma segunda, o nome mais cotado seria o de Eros Biondini.
A definição do candidato ao governo de Minas Gerais ainda não ocorreu. No entanto, interlocutores indicaram que uma aliança com o Republicanos é provável, principalmente se o senador Cleitinho (Republicanos-MG) concorrer ao Palácio Tiradentes. Nesse cenário, uma possível chapa para o Senado poderia ter Domingos Sávio e o deputado federal Euclydes Pettersen, presidente estadual do Republicanos.
Aliados afirmam que Domingos Sávio, agora com a bênção de Bolsonaro, lançará sua pré-candidatura nas próximas semanas.