Só aqui notícias

Posso votar de bermuda, chinelo ou biquíni? Veja o que é proibido vestir no dia das eleições

No próximo domingo, 6 de outubro, eleitores de todo o Brasil irão às urnas para escolher os novos prefeitos e vereadores que representarão seus municípios pelos próximos quatro anos. Com a previsão de calor em Belo Horizonte e em outras cidades de Minas Gerais, muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é permitido vestir no dia da eleição.

Afinal, é possível votar de bermuda, short ou chinelo? A resposta é sim! O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não impõe restrições quanto ao uso de bermudas, shorts ou chinelos no dia da votação. No entanto, há regras importantes a serem seguidas.

O TSE proíbe o ingresso nas zonas eleitorais com roupas de banho, como biquínis, maiôs ou sungas. Além disso, votar sem camisa também não é permitido.

Os eleitores podem manifestar apoio a seus candidatos de forma silenciosa, usando bandeiras, broches, adesivos ou camisetas com referência a um determinado candidato. Entretanto, a aglomeração de pessoas vestindo uniformes de candidatos, partidos ou coligações é proibida, conforme orienta o TSE.

Já os mesários devem seguir uma regra mais rigorosa: eles não podem usar nenhuma peça de vestuário ou acessório que contenha propaganda política.

O que é crime no dia da eleição?

No dia do pleito, algumas ações são consideradas crime. O uso de alto-falantes ou amplificadores de som, a realização de comícios ou carreatas, e a prática da boca de urna – qualquer forma de assédio ou pressão aos eleitores – são infrações perante a lei.

Nas redes sociais, os candidatos também não podem fazer novas publicações ou impulsionar conteúdos já publicados no dia da eleição.

Compartilhar

Divulgue seu negócio conosco