A administração municipal de Ipatinga, por meio do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), equipamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste mês a campanha “Trabalho Não Pode Causar Dor”, que tem como objetivo conscientizar os trabalhadores de todos os segmentos, inclusive os servidores públicos, sobre a prevenção das Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
Buscando chamar atenção para a ação, cartazes informativos foram fixados nos equipamentos públicos do município. Também foram confeccionadas cartilhas, o material explicativo que aborda questões como o que é a LER/DORT, seus sintomas e que medidas adotar em caso de suspeita. O conteúdo traz, ainda, exemplos de exercicíos que podem ser realizados no próprio local de trabalho – a Ginástica Laboral.
Além do material informativo, um educador físico tem percorrido as salas dos servidores e realizado alongamentos coletivos.
LER e DORT
As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são danos decorrentes da utilização excessiva do sistema que movimenta o esqueleto humano e da falta de tempo para recuperação.
Geralmente estão relacionados ao ofício dos profissionais e prejudicam a produtividade laboral, comprometendo não só a saúde, mas também a situação financeira do trabalhador. São responsáveis pela maior parte dos afastamentos do trabalho.
“Ao nos dedicarmos a essa campanha, visamos não apenas mitigar riscos, mas promover uma mudança cultural. A conscientização sobre boas práticas ergonômicas e a adoção de hábitos preventivos contribuirão para um ambiente de trabalho mais seguro, eficiente e, acima de tudo, saudável. Que possamos criar uma cultura de prevenção duradoura”, salientou o secretário de Saúde do município, Walisson Silva Medeiros.
Unidos Contra LER/DORT
Ainda no ritmo festivo do mês de folia, a Prefeitura de Ipatinga participa, no próximo sábado (24), do evento “Ressaca de Carnaval”, no Projeto Vem Pro Movimento, executado pela Associação de Cultura, Esporte e Lazer (PACE 3).
Além da programação já prevista para o evento, como o aulão de dança, a Secretaria de Saúde participará com o bloquinho “Unidos contra LER/DORT”, que contará com a contribuição de um fisioterapeuta, que trará informações importantes sobre o tema. A programação será cumprida a partir das 8h, no Galpão 1 do Parque Ipanema.
28 de fevereiro
O Dia Mundial de Combate às LER/DORT é celebrado em 28 de fevereiro. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e convida à reflexão sobre o tema, chamando a atenção das autoridades para a importância de adotar cuidados e medidas preventivas contra lesões associadas à repetição de movimentos.