“Saiba como vender para o órgão público” é o nome do curso que tem como objetivo incentivar os comerciantes e empresários de Timóteo a fornecerem para a prefeitura por meio dos pregões eletrônicos.
Teve início nesta segunda-feira (4) e se estende até a próxima quarta-feira o curso “Saiba como vender para o órgão público” que visa ampliar o número de fornecedores locais para a Prefeitura de Timóteo e demais órgãos públicos.
A iniciativa da Administração municipal, realizada em parceria como Sebrae Minas, visa capacitar representantes de microempresas e empresas de pequeno porte, contadores, trabalhadores autônomos, profissionais liberais representantes de entidades empresariais, associados de cooperativas, entre outros fornecedores, que tenham interesse em vender seus produtos e serviços para a Prefeitura.
A capacitação é de 20 horas/ aula e está sendo ministrada na sede da Associação Comercial e Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACE/CDL). Na quinta-feira (7) será feita outra capacitação só que voltada para os agricultores familiares.
Entre os objetivos dessa capacitação está a apresentação da nova Lei federal 14.133/2021 que substituiu a Lei 8.666/ 1993 e que prevê a realização de pregão eletrônico para a aquisição de bens e serviços pela administração pública. Desde a publicação da nova legislação, a Prefeitura de Timóteo vem se organizando e desenvolvendo diversas ações para implantar a nova lei como a formação de uma comissão técnica para implementar a nova lei; a realização de capacitação para os agentes de contratação e servidores em geral; a modernização do seu parque tecnológico com a aquisição de computadores mais modernos e agora a capacitação dos potenciais fornecedores.
De acordo com Fátima Moreira Silva, consultora do Sebrae Minas e responsável pelo curso de capacitação, esse treinamento está sendo disponibilizado para repassar informações aos empresários e comerciantes de como se preparar para poder comercializar seus produtos junto ao poder público com segurança. “Esse é mais um canal de comercialização para que o comerciante ou empresário possam fornecer para a Administração municipal”, disse Fátima.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, Hiler Felix, disse que essa capacitação abre mais uma “janela de oportunidades” para o comércio local. “Com a nova lei de compras do poder público hoje é possível comercializar com as prefeituras do Brasil inteiro. Para nós da Prefeitura de Timóteo é importante adquirir esses produtos e serviços aqui, pois assim ajudamos também a movimentar a economia”, ponderou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACE/CDL), Alexandre Alves, lembra que a iniciativa da Prefeitura de Timóteo vai ao encontro do desenvolvimento econômico com o incentivo da classe empresarial e fomento à economia local. “Com essa capacitação o pessoal estará apto a participar dos pregões eletrônicos da Prefeitura que está com os seus pagamentos aos fornecedores em dia. Sem contar que essa é uma excelente oportunidade de alavancar as vendas”, destacou.
Da mesma forma o prefeito Douglas Willkys lembrou que essa iniciativa era um desejo antigo da sua gestão e assimm ampliar as compras no comércio local. O Município, segundo explicou, compra anualmente um valor significativo, “mas constatamos que o número de fornecedores de Timóteo e da região era muito pequeno”. “Por isso o objetivo dessa parceria que fizemos com o Sebrae é o de capacitar as empresas e despertar nelas o interesse de fornecer para a Prefeitura alavancando as vendas. Isso é muito importante pois queremos fornecedores que conheçam a nossa realidade”, disse o prefeito Douglas Willkys.