PT confirma Marília Campos como pré-candidata ao Senado por Minas Gerais

PT-MG indica Marília Campos, prefeita de Contagem, pré-candidata ao Senado. soaquinoticias

O Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais (PT-MG) confirmou o nome da prefeita de Contagem, Marília Campos, como pré-candidata ao Senado Federal nas eleições deste ano. A indicação foi feita pelo Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) da sigla e será encaminhada à Executiva Estadual do partido para homologação.

Reeleita prefeita de Contagem no primeiro turno das eleições de 2024, Marília obteve 60,68% dos votos válidos, totalizando 188.228 votos, consolidando sua liderança política no município. Atualmente, ela cumpre seu quarto mandato à frente da Prefeitura.
De acordo com o GTE, a escolha do nome de Marília se baseia em sua trajetória administrativa e eleitoral.

“Marília já demonstrou sua capacidade e seu apoio popular nas quatro administrações em que esteve à frente daquela cidade e nos três mandatos como deputada estadual. Sua candidatura poderá contribuir de maneira decisiva para uma nova vitória do presidente Lula em Minas Gerais”, afirma o documento do grupo partidário.

Para a outra vaga ao Senado, assim como para as candidaturas a governador e vice-governador, o PT-MG informou que seguirá dialogando com partidos e lideranças que integram a base do governo federal no estado.

O Grupo de Trabalho Eleitoral também declarou estar empenhado na formação de chapas competitivas da Federação Brasil da Esperança para a disputa da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Trajetória política
Natural de Ouro Branco, na região Central de Minas Gerais, Marília Campos é formada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Iniciou sua militância política no movimento estudantil em Uberlândia e foi uma das fundadoras do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Triângulo Mineiro. Na década de 1990, presidiu o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região.

Em Contagem, tornou-se a primeira e única mulher a governar o município. Foi prefeita em dois mandatos consecutivos entre 2005 e 2012, retornou ao cargo em 2021 e iniciou, em janeiro de 2025, seu quarto mandato, que segue até 2028.

No Legislativo, foi eleita vereadora de Contagem em 2000 e, posteriormente, exerceu três mandatos como deputada estadual (2002, 2014 e 2018) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Outros nomes cotados ao Senado em Minas Gerais
Além de Marília Campos, outros políticos já se colocam como pré-candidatos ou são cotados para disputar uma das vagas ao Senado por Minas Gerais. Entre os nomes que circulam no cenário político estadual estão:
Rodrigo Pacheco (PSD) – atual senador e ex-presidente do Senado Federal;
Carlos Viana (Podemos) – senador em exercício;
Cleitinho (Republicanos) – senador;
Marcelo Aro (PP) – deputado federal;
Domingos Sávio (PL) – deputado federal.

As candidaturas ainda dependem das definições partidárias e das alianças que serão firmadas até o período oficial das convenções.

Compartilhar

Follow by Email
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
FbMessenger
URL has been copied successfully!

Divulgue seu negócio conosco