Só aqui notícias

Putin é reeleito presidente da Rússia, garantindo o quinto mandato consecutivo até 2030

O presidente russo, Vladimir Putin, reeleito com folga para um quinto mandato em uma eleição sem oposição real, traçou o quadro de uma Rússia “consolidada” por sua vitória e alertou que não se deixará “intimidar” pelos adversários. O chefe de Estado recebeu mais de 87,33% dos votos após a apuração oficial de 99% das urnas, informou a agência oficial RIA. 

Em um discurso ao país, o presidente agradeceu aos que compareceram para votar e contribuíram para criar as condições para a “consolidação política interna”, dois anos após o início da ofensiva na Ucrânia e da adoção de sanções sem precedentes pelas potências ocidentais.

Putin, um ex-agente da KGB de 71 anos, está no poder desde o último dia de 1999 e permanecerá pelo menos até 2030. Se completar mais um mandato, terá permanecido no poder mais do que qualquer outro líder russo desde Catarina, a Grande, no século XVIII.

Ele não teve opositores reais nessas eleições, depois da exclusão de dois candidatos contrários ao conflito na Ucrânia. O ex-presidente e número dois do Conselho de Segurança russo, Dmitri Medvedev, aplaudiu a “vitória esmagadora” de Putin.

Equipe de Navalny critica resultado

A equipe do opositor russo Alexei Navalny, que morreu na prisão, denunciou um resultado que não tinha “nenhum vínculo com a realidade”. A ofensiva na Ucrânia, iniciada por Putin em fevereiro de 2022 e sem fim à vista apesar das dezenas de milhares de mortos, foi o pano de fundo da votação, especialmente com um aumento dos ataques contra o território russo nesta semana.

Após a divulgação dos primeiros resultados, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmou que Putin está “embriagado pele poder” e quer “reinar eternamente”. O Reino Unido lamentou a falta de eleições “livres e justas” na Rússia, enquanto a Polônia ressaltou que a eleição russa “não é legal, livre nem justa”.

A China, principal aliada da Rússia, felicitou nesta segunda-feira o presidente russo pela sua vitória e afirmou que as relações entre os dois países “continuarão progredindo”.

Compartilhar

    Divulgue seu negócio conosco