Todo dia é dia de se cuidar. Mas para as mulheres, o mês de outubro representa uma época importante para falar sobre a saúde. Nesse contexto, ganham força as campanhas e ações de prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de mama e, mais recentemente, o de colo de útero.
E a rede municipal de Saúde de Coronel Fabriciano, mantendo a tradição, abraça a causa e amplia a divulgação das informações com objetivo de conscientizar as mulheres sobre cuidados com a sua saúde de maneira integral, informar sobre as doenças, proporcionar acesso exames de rotinas e serviços de diagnóstico e contribuir para a redução da mortalidade.
Este ano, no município, o Outubro Rosa tem como tema “olhe, sinta, apalpe, cuide-se: mês de conscientização sobre o câncer de mama e saúde da mulher”.
A Gerente da Atenção Básica, Tatiana Cunha Franca, explica que Secretaria de Governança da Saúde segue o protocolo do Ministério da Saúde para a realização dos preventivos regulares (mamografia e Papanicolau) e a Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada para o agendamento dos serviços.
“Hoje, a rede de saúde não tem demanda reprimida ou filas por exames. Todas as usuárias estão com os exames em dia, conforme o protocolo do Ministério da Saúde. Mas é preciso que a mulher sempre fique alerta a qualquer alteração e em caso de dúvida, se informe com sua Agente Comunitária de Saúde (ACS) e procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência”, explica.
ORIENTAÇÃO E INFORMAÇÃO NAS UNIDADES
As Unidades Básicas de Saúde de Saúde (UBSs) e no Centro de Especialidades Médicas (CEM) foram preparadas com decoração especial, treinamento das equipes, palestras de conscientização, rodas de conversa, prestação de serviços como testes contra IST’s e oferta de exames preventivos, como o Papanicolau. Haverá ainda momentos de recreação e atividades interativas nos polos do Programa Mexa-se.
A programação completa está disponível no site Fabriciano.mg.gov.br
O objetivo das ações integradas, conforme explica Karla Carvalho, gerente da Atenção Especializada “É divulgar informações sobre os serviços disponíveis na rede municipal e como acessá-los, além das formas de prevenção do câncer de mama, uma vez que, quando detectada em estágios iniciais, a doença tem até 95% de chances de cura.”
CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA
Hábitos como a prática de exercícios físicos, alimentação saudável, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcóolicas, além de evitar o uso de hormônios sintéticos, podem diminuir, e muito, as chances de uma mulher ter câncer de mama.
IMPORTÂNCIA DO AUTOEXAME
O objetivo do autoexame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que vai facilitar a percepção de quaisquer alterações. A detecção precoce do câncer de mama aumenta consideravelmente as chances de cura e, muitas vezes, a descoberta acontece através do toque.
O autoexame é recomendado para todas as mulheres acima dos 20 anos de idade e deve ser realizado uma vez por mês.
PRINCIPAIS SINTOMAS
- Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor.
- Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja.
- Alterações no bico do peito (mamilo).
- Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
- Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou axilas
Em caso de alteração ou suspeita, a mulher deve procurar a Unidade Básica de Saúde de sua referência.