O senador Cleitinho Azevedo admitiu que poderá deixar o Republicanos e se filiar ao Partido Liberal (PL), abrindo caminho para uma possível candidatura ao governo de Minas Gerais em 2026 pelo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. A confirmação foi dada pelo próprio parlamentar em entrevista ao jornal O TEMPO, onde ressaltou que a decisão só será tomada no próximo ano. “Tem essa possibilidade”, afirmou Cleitinho, deixando em aberto o cenário político.
A declaração ocorre poucos dias após o senador participar de um encontro de lideranças do PL com Bolsonaro, em Brasília. Durante a reunião, Cleitinho teria expressado ao ex-presidente o desejo de compor uma chapa para concorrer ao Palácio Tiradentes, além de discutir a possibilidade de se filiar ao partido. Segundo fontes próximas ao parlamentar, Bolsonaro teria reagido positivamente à ideia de uma candidatura de Cleitinho, vendo com bons olhos o potencial do senador dentro do PL.
Apesar do apoio de Bolsonaro, ainda há resistência dentro do partido sobre a viabilidade de Cleitinho ser o candidato do PL ao governo de Minas. Isso se deve, em parte, à possibilidade de o deputado federal Nikolas Ferreira também almejar a disputa pelo cargo. No entanto, interlocutores próximos a Nikolas indicam que seus planos principais seriam uma candidatura ao Senado, caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que eleva a idade mínima para o cargo para 30 anos seja aprovada.
Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, afirmou que uma eventual filiação de Cleitinho ao partido representaria um compromisso com uma candidatura. Contudo, ele ponderou que ainda não é o momento de discutir o assunto em profundidade, destacando a importância de avaliar o cenário político com calma nos próximos meses.