Só aqui notícias

Taxa de positividade da Covid passou de 23% para 30% em Minas, diz laboratório

O volume de testes realizados também subiu 44% na última semana, entre os dias 15 e 21 de maio

Teste rápido de Covid em BH
Teste rápido de Covid em BH — Foto: Videopress Produtora

O aumento de casos de Covid-19 já é sentido nos laboratórios que fazem os testes rápidos da doença em Minas Gerais. Somente no Hermes Pardini, um dos maiores do estado, a taxa de positividade passou de 23,1%, entre os dias 8 e 14 de maio, para 30,4% no período entre o dia 15 e o último sábado (21). 

Os dados do laboratório indicam ainda que houve um aumento de 44% na procura pelo exame no mesmo período, além de uma alta de 9% na positividade dos testes. 

A alta acontece menos de um mês após o fim do estado de calamidade pública no Brasil, dando indício de que uma quarta onda da pandemia pode estar a caminho, assim como já registrado nos EUA, na África do Sul e na vizinha Argentina.

A cobertura vacinal, porém, dá esperanças de que um eventual novo aumento de casos não seja acompanhado por igual alta de mortes, diferentemente dos momentos mais dramáticos da pandemia.

O biólogo Átila Iamarino, que ficou famoso desde o começo da pandemia por suas lives de análise sobre o cenário epidemiológico, fala em uma “onda silenciosa”, após o que ele chama de “lua de mel” da pandemia, o momento de baixa de infecções desde março.

“A gente tem um vírus que muda, que pode escapar da imunidade e agora ele volta a infectar as pessoas. Mas, como temos uma imunidade prévia, não temos Covid com sintomas. Grande parte dos infectados agora terá sintomas mais leves, vai achar que está com uma gripe que vai durar uma semana ou duas”, explica, em sua live mais recente.

Fonte: O Tempo

Compartilhar

Divulgue seu negócio conosco