Só aqui notícias

Técnicos do Estado visitam Ipatinga para implementar projeto inovador na área de saúde

Município terá Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) para atender indivíduos portadores de quadros clínicos especiais

 

Na última quinta-feira (9), Ipatinga recebeu a visita de representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano para uma agenda de grande relevância. O objetivo foi conhecer a estrutura local e dar início à implementação do projeto SAE-AMPLIADO, que marca a abertura, no município, do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) virtual.

O CRIE é uma iniciativa inovadora para atender indivíduos portadores de quadros clínicos especiais, incluindo aqueles com contraindicação aos imunobiológicos disponíveis na rotina da rede pública, pessoas imunocompetentes e imunodeprimidos, além de outros grupos especiais.

Marco Antônio de Almeida Silva, gerente do projeto de descentralização dos CRIEs em Minas Gerais, expressou sua satisfação com a estrutura apresentada pelo município durante a visita. “Conhecemos o espaço físico onde funcionará o serviço e também alguns profissionais da equipe. O local apresenta uma ótima infraestrutura e ainda será ampliado para melhor acolher os pacientes especiais de toda a macrorregião do Vale do Aço. Acreditamos que o município tem um grande potencial para atender a população de maneira oportuna e eficiente”, elogiou. 

Instalações
O CRIE virtual será disponibilizado no Centro de Controle de Doenças Infectoparasitárias (CCDIP), no Novo Centro, aproveitando a estrutura existente para atender o maior público possível. A estrutura facilitará o acesso dos usuários às vacinas, agilizando o processo de liberação e aplicação dos imunobiológicos.

Alta demanda

A escolha de Ipatinga como sede do CRIE virtual se justifica pela alta demanda mensal de imunobiológicos especiais na região, que equivale a aproximadamente 60% do volume de toda a regional. Essa demanda coloca o município como referência, beneficiando-se da estrutura e dos serviços prestados pelos profissionais da Rede de Frio Municipal (que garante a manutenção da qualidade dos imunobiológicos adquiridos pelo Ministério da Saúde).

O secretário de saúde do município, Walisson Medeiros, ressaltou o comprometimento da equipe de trabalho para o sucesso do projeto. “A equipe já está disponível para o treinamento que será oferecido pela SES-MG, e todo empenho necessário será feito para o funcionamento futuro do CRIE físico. Pacientes da rede pública ou privada que se enquadrarem nos critérios e indicações de uso dos imunobiológicos especiais passarão a receber essas vacinas no CRIE físico, futuramente, abrangendo mais de 50 indicações para o recebimento das vacinas contra hepatite A, varicela, pneumococo, entre outras”, explicou. 

Compartilhar

Divulgue seu negócio conosco