O Município de Timóteo foi contemplado pelo Programa Minha Casa Minha Vida do governo federal para a construção de 60 apartamentos no distrito de Cachoeira do Vale. A informação foi confirmada pelo prefeito Douglas Willkys que, nesta terça-feira (3/12), esteve em Governador Valadares onde se encontrou com o ministro das Cidades Jader Barbalho Filho e o deputado federal Hercílio Coelho Diniz que confirmou a notícia. Na oportunidade o ministro esteve na cidade do Vale do Rio Doce onde entregou as chaves de apartamentos a 240 famílias contempladas no Residencial Dom Manoel, no bairro Santos Dumont II.
“Depois de 15 anos conseguimos viabilizar a construção de moradias em nossa cidade cumprindo assim um compromisso que havíamos assumido e que agora se torna realidade”, destacou Douglas Willkys. A portaria autorizando a contratação de proposta de empreendimentos habitacionais foi publicada pela Portaria MCID Nº 1.344, de 26 de novembro de 2024 sob o protocolo nº 20230811172458.
A retomada de programas habitacionais em Timóteo era um compromisso da atual gestão que só não foi viabilizado há mais tempo por causa dos inúmeros entraves do último programa realizado na cidade, mais precisamente no Córrego do Caçador. No mês de outubro em 2018, Douglas retomou a conclusão das 44 unidades habitacionais que estavam paralisadas.
Como o próprio prefeito afirmou em diversas oportunidades ao buscar subsídios em Brasília para a viabilização do Minha Casa Minha Vida em Timóteo, a informação era que haviam pendências no projeto do Córrego do Caçador, inconcluso pelas gestões anteriores à sua. Então foi preciso terminar as casas, dotar o local com infraestrutura e urbanizar as ruas com asfalto e iluminação pública. Ultrapassado esse processo o Município se credenciou a implantar novos programas habitacionais o que foi concretizado com a publicação da portaria do Ministério das Cidades para o novo projeto no Cachoeira do Vale.