Time celeste enfrenta nesta segunda-feira o Fortaleza, concorrente direto ao G-4
Uma vitória sobre o Fortaleza, na noite desta segunda-feira, poderá garantir ao Cruzeiro a entrada no grupo dos quatro melhores do Campeonato Brasileiro, posição que assegura uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores. Apesar de o time celeste ter o mando de campo, o confronto será realizado no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, na Região Metropolitana de Vitória.
O grupo comandado por Fernando Seabra contará praticamente com o mesmo time que venceu o Botafogo na rodada anterior, por 3 a 0. A única novidade poderá ser a volta do zagueiro Zé Ivaldo ao time titular, após suspensão. Contra os cariocas, a dupla de zaga foi formada por João Marcelo e Lucas Villalba, com chance deste último ir para o banco de reservas.
O Cruzeiro vem em um momento de ascensão na competição, com quatro vitórias em cinco partidas. A vitória sobre o líder Botafogo evidencia a força da equipe, que ganhou reforços importantes na janela atual. Alguns desses reforços já atuam como titulares, como o goleiro Cássio, o volante Matheus Henrique e os atacantes Kaio Jorge e Lautaro Díaz.
Fora de campo, o Cruzeiro possui um retrospecto favorável diante do Leão do Pici. Em 16 confrontos, os mineiros venceram oito, enquanto os cearenses também somam oito vitórias. Considerando apenas os jogos com mando do Cruzeiro, o time sai vitorioso em quatro dos sete jogos, enquanto o Fortaleza venceu apenas uma vez fora de seus domínios.
Mesmo com a partida ocorrendo em outro Estado, a Raposa não tem do que reclamar. Nas cinco vezes que atuou no estádio capixaba, foram três vitórias, um empate e uma derrota. O último jogo foi no ano passado, no empate de 1 a 1 com o Democrata de Sete Lagoas, pelo Campeonato Mineiro. A única derrota foi para o Flamengo, no Brasileiro de 2016.
O time deve segurar um pouco o ímpeto diante do Fortaleza para não perder peças para o clássico com o Atlético, no sábado (10). Entre os titulares, estão pendurados com dois cartões o lateral-direito William e o meia Matheus Pereira, dois dos grandes destaques da equipe, além de João Marcelo e do volante Lucas Romero.
Ficha Técnica
CRUZEIRO: Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Matheus Henrique, Álvaro Barreal e Matheus Pereira; Lautaro Díaz e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Seabra.
FORTALEZA: João Ricardo, Brítez, Titi, Kuscevic, Felipe Jonatan; Lucas Sasha, Pedro Augusto, Rossetto; Pikachu, Breno Lopes e Renato Kayzer. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.