Timóteo ganha Cinturão de Segurança com sistema de videomonitoramento

Foi inaugurado oficialmente na tarde desta quinta-feira (11) o projeto “Cinturão de Segurança Integrada de Timóteo” que é um sistema de videomonitoramento por meio de câmeras de segurança espalhas por diversos pontos da cidade.

A solenidade de inauguração ocorreu na sede da 85ª Cia. de Polícia Militar, localizada no bairro Primavera, e reuniu o prefeito de Timóteo Douglas Willkys; o comandante da 58º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Fabrício  Pereira Silva; o comandante da 85ª Cia. PM, Major Maciel; o diretor do Foro da Comarca e titular da 2ª Vara Civil, juiz de Direito Maycon Jesus Barcelos; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública Edward Garzon (Consep); representantes do Ministério Público de Minas Gerais, da Prefeitura, da Polícia Civil, da Polícia Penal, do Corpo de Bombeiros, da Associação Comercial e Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACE/CDL); de clubes de serviço; da sociedade civil organizada; e imprensa.

O Cinturão de Segurança Pública é uma plataforma integrada que inclui também Coronel Fabriciano, Ipatinga e Antônio Dias além de Timóteo. Os municípios de Marliéria e Jaguaraçu também devem aderir ao sistema que conta com inteligência artificial e estará ligada em rede aos sistemas Hélios da PMMG e Córtex, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O sistema foi implantado pela empresa Olho Vivo Brasil.

Em uma primeira etapa foram instaladas 21 câmeras nas principais vias de acesso de Timóteo, centro comercial, corredores viários e praças públicas. O projeto prevê ao todo 63 pontos de observação em toda a cidade. Para viabilizar o projeto foi firmada uma parceria envolvendo o Consep, o Poder Judiciário, a Polícia Militar e a Prefeitura de Timóteo. O sistema será mantido com recursos da Administração Municipal e do Consep, por meio de repasses da Justiça. 

Para o major Maciel, que fez a apresentação do sistema, ele será muito útil para ações preventivas e também para a identificação de autores que cometeram crimes além de produzir provas para Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário. O sistema possui um software que faz a leitura de placas de veículos, reconhecimento facial de motoristas além de outras aplicações que serão fundamentais para a atuação das forças de segurança do Vale do Aço. 

Para o juiz de Direito Maycon Barcelos o sistema vai agregar valor nas investigações criminais e será de grande importância para o sistema judiciário. “Esse sistema de videomonitoramento é fundamental para garantir a segurança de toda a sociedade”, destacou.

O prefeito Douglas Willkys se disse honrado em fazer parte desse momento histórico por sua relevância para a segurança pública. Ele lembrou que a inciativa é resultado de um esforço conjunto de várias instituições. “Esse sistema nos remete ao futuro pela modernidade da tecnologia empregada. O nosso desafio a partir de agora é garantir a manutenção do que foi feito e trabalhar para implantar mais câmeras”, destaco o prefeito Douglas. Ele aproveitou para anunciar a cessão pelo Município de mais uma câmera móvel que será acoplada em uma viatura da Polícia Militar. 

Compartilhar

Follow by Email
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
FbMessenger
URL has been copied successfully!

Divulgue seu negócio conosco